As primeiras formas de ARTE!
A arte rupestre é uma das mais antigas formas de expressão da humanidade! Durante a Pré-História, nossos ancestrais — ainda vivendo em cavernas — já sentiam a necessidade de se comunicar, contar histórias e expressar suas crenças por meio de desenhos. Eles usavam as paredes das cavernas como telas e criavam verdadeiras obras de arte, registrando o cotidiano, os animais que caçavam, rituais e momentos importantes da sua vida em comunidade.
Essas pinturas não eram feitas com tintas como conhecemos hoje. Eles utilizavam o que a natureza oferecia: carvão das fogueiras, pedras moídas, argila, sangue de animais, e também pigmentos naturais como o urucum, extraído de sementes avermelhadas, e que até hoje é usado por povos indígenas como pintura corporal. Com esses recursos simples, mas muito criativos, eles deixaram marcas profundas na história da humanidade.
E foi mergulhando nesse universo tão antigo quanto fascinante que os nossos queridos alunos do 4º ano A criaram suas próprias artes rupestres com carvão, explorando as origens da arte e desenvolvendo uma conexão com os primeiros passos do ser humano sobre a Terra.
Cada traço feito por eles carrega história, aprendizado e muita imaginação — como verdadeiros artistas do tempo das cavernas!