Foi confeccionado junto com os alunos as lixeiras relacionadas as oito cores aos lixos correspondentes. (Verde= vidro, Amarelo= metal, Azul= papel, Vermelho= plástico, Marrom= orgânico, Preto= lixo comum, Cinza= não reciclável, Branco= pilhas/contaminantes). Formamos grupos de quatro alunos e cada criança pintou 2 rolinhos de papel para formar as lixeiras, em seguida deixamos secar e por último eles colocaram os nomes das lixeiras e colamos.

Tendo o objetivo fixar a questão da cor com o tipo de resíduo que pode ser descartado e qual a finalidade de cada um, incluindo o questionamento “para onde vai o lixo após o descarte?”, tema que será discutido nas proxímas aulasde com o intuito de incentivar a prática de atitudes conscientes quanto à limpeza da sala de aula, assim fazer com que os alunos levem essas informações as suas casas; Sensibilizar os alunos a auxiliarem no cuidado com a escola, não jogarem lixo no chão e incluir no dia a dia dos alunos hábitos conscientes sobre reciclagem sabendo o destino final e não apenas a teoria das lixeiras.

Como tudo envolve um progresso e de forma lúdica para que seja absorvido o máximo de conhecimento temos muitas rodas de conversa incentivando o senso crítido da crianda para questões simples como: de onde vem o lixo?, para onde vai?, o que acontece depois?, quantos anos para se decompor?, reciclagem para tudo?… Dentre outros questionamentos que serão respondidos ao longo das aulas.

Foi um momento de muita diversão, trocas de conhecimento e aprendizagem.