Nesse trimestre, juntamente com a proposta didática do nosso livro do COC, nossas crianças do 5° ano estudaram em Ciências da Natureza, a “organização do corpo humano e seus sistemas”.

Hoje, é cada vez mais difundida a ideia de que não há corpos perfeitos porque, apesar de terem uma organização em comum, são suas diferenças que nos tornam únicos e especiais da forma que somos. Além disso, as crianças puderam compreender, junto com a composição dos sistemas, a função de cada órgão; e com isso, compreenderam cientificamente e de forma biológica, as mudanças comportamentais, físicas, emocionais e psicológicas pelas quais estão passando (puberdade) e como a reprodução do ser humano acontece, sempre respeitando os limites do conhecimento, a fim de preservar a infância de nossas crianças.

Então, após o estudo do conteúdo teórico, exibição de vídeos e a realização dos exercícios, foi proposto aos alunos, a construção e apresentação dos sistemas do corpo humano, sendo eles: sistema respiratório, digestório, cardiovascular, esquelético, urinário e nervoso. Eles confeccionaram com diversos materiais e apresentaram fazendo uso de vídeos, cartazes, textos e pesquisas, e utilizaram também nosso corpo humano anatômico e o esqueleto do laboratório de ciências.

As apresentações e explicações foram de grande conhecimento, cheio de enriquecimento e diversão, tanto para as professoras que assistiram as aulas dos alunos, quanto para os próprios alunos e os pais envolvidos na atividade proposta. Foi show!!!

Agradecimento especial a nossas crianças, que se empenharam muito na realização, e às famílias, que apoiaram a realização dessa atividade, se entregaram e também se divertiram com a construção.

Família e Escola, uma parceria perfeita! ♥